Na época em que os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço, os jogos para se jogar sozinho (jogos single-player) não ficam nenhum passo para trás. Com diversos títulos de altíssimo reconhecimento, esses jogos mantêm sua legião de fãs e continuam, a cada ano, oferecendo experiências inovadoras.
Então, se você é daqueles que gosta de iniciar uma campanha solo e jogar por horas e horas, confira abaixo nossa lista dos 29 melhores jogos para se jogar sozinho em 2022!
1. Elden Ring
Elden Ring é o mais novo jogo de RPG de ação e fantasia. Onde, você irá criar seu próprio personagem e conhecer este fantástico cenário, que teve a participação de George R.R. Martin na criação da mitologia do universo de Elden. Então se prepare para grandes aventures, muitos monstros e sangue pelo caminho!
2. God of War
Nesta nova aventura de God of War, você acompanha Kratos e seu filho Atreus, vivendo num reino de Deuses e monstros Nórdicos. É neste novo mundo duro e impiedoso, em que ele tenta ser o mentor de seu filho, enquanto tem que lutar para sobreviver e ensinar a Atreus a fazer o mesmo. God of War mergulha na mitologia nórdica, trazendo várias criaturas fantásticas para você dizimar com Kratos e seu filho.
3. Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 conta com um mundo aberto tão grande quanto o de GTA V. O western mais querido dos videogames se estabeleceu rapidamente como um dos melhores jogos single-player da atualidade devido aos gráficos incríveis, fotografia e enredo apaixonantes. Com diversas mecânicas inovadoras e um charme cativante para qualquer fã de bang-bang Red Dead Redemption 2 é uma ótima pedida!
4.The Witcher 3
A essa altura do campeonato, The Witcher 3 quase dispensa apresentações. O jogo é o terceiro título de uma série inspirada em uma sequência de livros e que recebeu sua própria série na Netflix. A história gira em torno de Geralt, um bruxo geneticamente modificado e super treinado para lidar com monstros.
Assim como Sekiro: Shadows Die Twice, The Witcher é um RPG de ação em um mundo aberto gigantesco. Estima-se que o gameplay completo leve cerca de 200 horas caso o jogador decida fazer todas as missões principais e secundárias.
Um dos grandes diferenciais de The Witcher 3 é a inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico. Assim, dia e noite passam de forma bem realista, o que afeta o desempenho de alguns monstros no mapa.
5. Hades
Hades foi lançado no final de 2020 e em poucos meses ganhou muito destaque, especialmente entre as principais premiações de jogos do mundo. O jogo é um RPG hack and slash com gráficos cartunescos em que você controla Zagreus, um dos filhos do deus Hades.
Aqui neste jogo, seu objetivo é escapar do submundo, enquanto enfrenta ondas e ondas de inimigos. Mas, você recebe ajuda de diferentes deuses do Olimpo que lhe concedem poderes especiais e armas diferenciadas.
Hades tem uma jogabilidade simples e muito viciante, além de uma história intrigante que se desenrola aos poucos, revelando mais e mais personagens da mitologia grega.
6. Inscryption
Inscryption é um jogo de aventura e estratégia com uma pegada indie. Neste sombrio jogo de cartas que mescla roguelike de construção de baralhos, quebra-cabeças no estilo de "escape-rooms" e muitas outras coisas obscuras, enquanto tenta desvendar os mistérios que se escondem entre as paredes da cabana. É uma aventura intrigante e perturbadora!
7. Horizon Zero Dawn
Lançado para PC somente em 2020, Horizon Zero Dawn é um RPG de ação da mesma classe de títulos clássicos como The Witcher e Skyrim. A história se passa no século 31, em que a humanidade foi reduzida a sociedade tribais com acesso a determinadas tecnologias super avançadas e o mundo é dominado por dinossauros robôs.
Assim como na maioria dos RPGs de ação atuais, Horizon Zero Dawn possui uma campanha principal, quests secundárias e muitas outras atividades extras para você passar o tempo no jogo.
8. Tunic
Tunic é um jogo de ação e aventura no estilo isométrico, sobre uma pequena raposa, numa vasta aventura. Com gráficos que fazem lembrar zelda breath of the wild, Tunic não perde em nada. Explore um mundo hostil, repleto de inimigos, florestas sombrias e muitos outros lugares terríveis. Enfrente bosses poderosos, recolha tesouros, encontre relíquias antigas e seja valente pequenina raposa. Tunic é uma ótima aventura e conta com uma excelente trilha sonora original!
9. Sekiro: Shadows Die Twice
Outro título premiado no The Game Awards 2019, Sekiro: Shadows Die Twice levou o prêmio de Jogo do Ano e Melhor jogo de Ação e Aventura. O game lembra muito jogos como God of War ou Dark Souls, e coloca você no controle de um ninja badass chamado Wolf (Lobo) em busca de vingança.
Sekiro: Shadows Die Twice tem tudo o que um jogo de ação e aventura pode ter. Gráficos e ambientes de tirar o fôlego, combates eletrizantes cheios de efeitos especiais, monstros gigantescos, armas, movimentos ninjas, e muito mais.
O jogo também possui alguns elementos inovadores. Em vez de barras de HP, você precisa quebrar a postura dos inimigos para acertar um golpe fatal. Além disso, apesar de ser um RPG, você não passa de nível, apenas melhora seus equipamentos e sua árvore de habilidades.
10. Katana ZERO
Katana ZERO é um elegante jogo de plataforma de ação neo-noir, com ação vertiginosa e combate de morte instantânea. Corte, corra e manipule o tempo para desvendar seu passado. Este game com uma pegada indie possui um sistema que o torna bem interessante, pois você pode destruir seus inimigos de formas bem criativas, já que cada nível é projetado exclusivamente para inúmeros métodos de conclusão. Katana ZERO é uma exibição acrobática lindamente brutal!
11. Himno
Jogo gratuito: Baixe Himno aqui!
Himno é um belo e agradável jogo de plataforma em 2D. É um game simples de plataforma e parkour, onde cada movimento de seu personagem desencadeia visuais vibrantes e trilhas sonoras emocionantes. Com controles intuitivos, fáceis de aprender e com uma quantidade infinita de mapas gerados proceduralmente para você explorar e superar de muitas maneiras diferentes. Himno não é um jogo violento, onde você pode jogar no seu próprio ritmo sem pressão.
12. Disco Elysium
O grande vencedor do The game Awards 2019, Disco Elysium ganhou as categorias de Melhor Narrativa, Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo RPG e Melhor Estreia Independente. O game é um RPG em mundo aberto que acompanha a história de um detetive alcoólatra encarregado de investigar um assassinato.
O jogo também inova em muitos aspectos. Os combates não são o foco do jogo e são travados na forma de árvores de diálogo nas quais o jogador precisa apenas escolher que ações tomar. Os traços do seu personagem também possuem consequências muito interessantes. Por exemplo, se ele for muito dramático, ele poderá mentir com facilidade, mas também poderá se tornar paranoico.
Disco Elysium possui uma trama extremamente envolvente que mistura drama, comédia e tragédia de uma forma sem igual. Os diálogos são sempre muito cativantes, assim como todos os personagens.
13. Cyberpunk
Nem de longe o jogo supremo que parecia ser, mas Cyberpunk merece um lugar nessa lista. Mesmo com tantos problemas, o jogo já está encontrando o seu rumo nos PCs e entrega mecânicas inéditas, além de um nível de interatividade nunca visto antes. Com uma história cheia de tramas e personagens envolventes, ainda há esperança para Cyberpunk se redimir e se tornar um jogo atemporal.
14. If On A Winter’s Night, Four Travelers
Jogo gratuito: Baixe If On A Winter’s Night, Four Travelers aqui!
Em If On A Winter's Night, Four Travelers você embarca numa aventura com elementos de terror. Com gráficos no estilo de 8 Bits, você explora a história de quatro personagens num baile de máscara que ocorre a bordo de um trem no final da década de 1920. Cada personagem possui uma história e ambientes diferentes, com temas que lembram os contos de Lovecraft. If On A Winter's Night é um divertido e intenso jogo de apontar e clicar baseado em narrativa.
15. Euro Truck Simulator 2
Euro Truck Simulator 2 é um jogo indie de simulação de caminhão. Aqui viaje pela Europa como um caminhoneiro que entrega cargas importantes em distâncias impressionantes! É um jogo inesperadamente envolvente, com sua jogabilidade, apresentação e relaxante. Com dezenas de cidades para explorar, teste sua resistência, habilidade e velocidade, que serão levadas ao limite.
16. The Elder Scrolls V: Skyrim
Mais um jogo famosíssimo. Skyrim, que também recebeu diversos prêmios na época do seu lançamento, é um dos melhores RPGs single player offline que existem. Com um enorme mundo aberto, o jogo permite que você explore diversas localidades com características próprias como economia, tradições e etc.
Com relação ao personagem, Skyrim conta com um conteúdo absurdo a ser explorado. Além das habilidades principais, é possível aprender inúmeras outras como cozinhar, forjar, abrir fechaduras etc. Nenhuma delas é obrigatória, mas aprimorá-las poderá desbloquear várias missões secretas e recompensas inesperadas.
17. Grand Theft Auto V
Uma obra-prima. GTA V elevou o nível de uma franquia que já era um imenso fenômeno. Com todos os elementos clássicos da série, o quinto título inovou trazendo 3 personagens jogáveis, cada um com sua própria história, habilidades e missões que se cruzam em uma história cheia de crimes, violência, traições e tudo o que se espera de GTA.
18. Doom Eternal
O título mais recente de uma das franquias mais diabólicas e violentas de todos os tempos, Doom Eternal. O jogo continua oferecendo combates frenéticos cheios de sangue, demônios perturbadores e um arsenal de armas avassaladoras. Mas dessa vez, o jogo insere um pouco mais de estratégia ao gameplay.
Doom Eternal exige que você pense um pouco mais nos próprios passos e observe mais o comportamento dos inimigos. O jogo também conta com algumas mecânicas interessantes que conferem mais rejogabilidade à campanha.
19. Assassin’s Creed: Odyssey
Assassin's Creed Odissey é considerado por muitos o melhor jogo da franquia. Retornando aos tempos da Grécia Antiga, o jogo conta com um mundo aberto de tirar o fôlego, com diversos cenários cheios de vida e detalhes para explorar.
No game você tem a possibilidade de jogar com um personagem homem ou mulher e a história pode ser afetada pelas suas escolhas. Que podem tanto desbloquear quests secundárias quanto matar personagens importantes da trama, modificando assim o final do game.
20. Dark Souls III
Seguindo com os grandes nomes, Dark Souls III está entre os principais RPGs de ação de todos os tempos. Com uma jogabilidade marcada por um alto nível de dificuldade, o jogo possui combates intensos e bosses extremamente desafiadores até mesmo para jogadores experientes.
21. Resident Evil 2 (Remake)
O remake de um dos maiores jogos de terror de todos os tempos. Resident Evil 2 aprimorou a experiência oferecida pelo jogo original. A história ainda é exatamente a mesma, mas o novo título apostou em uma perspectiva em 3ª pessoa no estilo “acima do ombro”, em vez das câmeras fixas de antigamente.
Os gráficos atuais também oferecem um ar muito mais sombrio e macabro do que o jogo antigo, parecendo um jogo completamente diferente. Com relação a história, ainda podemos jogar tanto com Leon Kennnedy quanto com Claire Redfield, e só após terminarmos o jogo com ambos é que encontramos o verdadeiro final do jogo.
22. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é mais uma obra-prima de Hideo Kojima. Dessa vez, o diferencial é a imensa liberdade com que os jogadores podem escolher como completar as missões. Contando com uma Inteligência Artificial incrivelmente avançada, o jogo permite que você seja muito criativo na hora de manipular os elementos do cenário, atrair inimigos para armadilhas, criar reações em cadeia, etc.
23. Batman: Arkham City
Batman: Arkham City foi um dos responsáveis por levar os jogos de super-heróis a um novo nível. Com um vasto mundo aberto e inúmeras missões que você pode completar de forma não linear. O jogo conta com um imenso conteúdo que explora muito bem o universo do Homem Morcego, seja incluindo famosos personagens ou localizações conhecidas de Gotham.
24. Hollow Knight
Hollow Knight é um metroidvania que pode muito bem ser descrito como um Dark Souls 2D, já que possui a mesma ação e temática sombria. Outras similaridades são as mecânicas de combate, os bosses difíceis e o sistema de equipamentos e skills e o fato de haver as chamadas “souls”, que são guardadas em jarros.
Hollow Knight não segue de forma linear. O gigantesco mapa pode ser acessado na forma que você quiser, e isso afeta diretamente a ordem dos chefões que você encontra, os equipamentos e skills que você tem, os upgrades, etc.
O principal diferencial de Hollow Knight é o seu conteúdo. A campanha principal possui cerca de 30 horas de gameplay, o que é MUITO para um jogo independente. Esse valor aumenta muito, é claro, se você voltar para explorar todos os cenários disponíveis.
25. Cuphead
Cuphead é um jogo estilo run and gun todo desenhado à mão e inspirado nos desenhos animados da década de 30. Apesar do visual fofo, o jogo é EXTREMAMENTE difícil! O game se limita a mecânicas clássicas dos jogos de plataformas, apesar de ser voltado para um público mais hardcore que buscam fases e bosses que exigem muita habilidade e paciência.
26. Portal 2
Portal 2 é um jogo de puzzle em 1ª pessoa. Aqui você precisa utilizar uma arma de portais para resolver inúmeros quebra-cabeças e conseguir completar cada uma dos diversos níveis. O jogo exige muita noção espacial para que você possa posicionar cada portal do lugar certo e, assim, interagir com os elementos do cenário e encontrar as soluções. Além dos puzzles totalmente originais, o jogo também possui um enredo carismático que mantém a jogabilidade ainda mais divertida.
27. Undefeated
Jogo gratuito: Baixe Undefeated aqui!
Undefeated é um jogo que torna realidade aquele seu sonho de se tornar um super-herói. Voe sobre a cidade para patrulhar as ruas, enfrente criminosos e mantenha a cidade segura com os seus poderes. Além de resolver esses problemas, o jogo conta com duas missões de desafio: desafio de vôo e desafio de destruição. Torne-se um herói invencível com super poderes ilimitados e enfrente o boss em UNDEFEATED!
28. Stardew Valley
Stardew Valley é um RPG/simulador de agricultura. Com gráficos minimalistas estilo Zelda do Nintendinho. O jogo oferece uma experiência muito cativante que o torna um dos jogos indies mais aclamados de todos os tempos. Além de cuidar de uma fazenda herdada do avô, grande parte do gameplay gira em torno de desenvolver seus relacionamentos com os NPCs vizinhos, seja fazendo amizades e conhecendo suas histórias ou mesmo arranjando pares românticos.
29. Undertale
Undertale merece um lugar nessa lista pela simplicidade e originalidade do gameplay. O jogo é um RPG no qual você não precisa matar ninguém se não quiser. Muitos jogadores o descrevem mais como uma história interativa na qual suas escolhas modificaram totalmente o rumo do jogo. O mais interessante de tudo é que tudo o que você faz e escolhe é irreversível, até mesmo se você sair sem salvar a partida.
Veja também: