Não basta ter o melhor plantel para vencer no FIFA 19. Se quiser sair sempre vitorioso, é preciso pensar também na formação e nas táticas adequadas ao seu time. Ao definir essas estratégias, você encontrará seu estilo ideal de jogo e o da sua equipe.
Os melhores técnicos de futebol devem conhecer as opções táticas que têm a seu dispor. No FIFA 19, essas opções se dividem entre defesa e ataque. Neste artigo, você irá descobrir como montar suas estratégias de ataque e de defesa de acordo com as melhores formações do jogo.
4-2-3-1 (Fechado) - Posse de Bola
Essa formação é uma das mais equilibradas do FIFA 19. Por esse motivo, dependendo da tática que você usar, ela pode servir a vários estilos de jogo diferentes. Ela é ideal para quem gosta de ter a posse da bola e, como consequência, para quem quer controlar o meio de campo.
O controle do jogo se inicia com os dois primeiros homens de meio. Em termos de defesa, é excelente. Os dois volantes dão segurança e também permitem uma saída de bola cadenciada e sem pressa. Caso queira abrir o jogo, pode jogar com ambos os laterais, que se aproximarão para receber a bola.
Os três últimos homens do meio são ainda mais importantes. Os meias ofensivos se aproximarão dos volantes para facilitar a posse de bola. Aqui não há bolas longas. Quanto mais passar a redondinha de pé em pé, mais seus jogadores buscarão ficar perto uns dos outros. É a forma mais segura de fazer a bola chegar à área adversária para tentar o gol.
Nas instruções de cada jogador, convém orientar os meias ofensivos para voltarem para defender. Confira as características da Posse de Bola:
Defesa:
- Estilo defensivo: pressão no erro adversário.
- Extensão: cinco barras.
- Profundidade: sete barras.
Ataque:
- Estilo ofensivo: posse de bola.
- Extensão: cinco barras.
- Jogadores na área: uma barra.
- Escanteios: duas barras.
- Faltas: duas barras.
Outras formações para jogar em Posse de Bola:
- 4-5-1
- 4-2-2-2
- 4-3-3
4-5-1 (Ofensivo) - Pressão Constante
Pode não parecer, mas o esquema 4-5-1 Ofensivo é um dos mais seguros para quem quer pressionar o adversário. Primeiro porque o meio de campo está povoado, mas não necessariamente com jogadores defensivos. Você tem um meia central e dois meias abertos, além de dois meias ofensivos.
Para pressionar na defesa adversária sem correr riscos, preste atenção nesta combinação. O estilo defensivo nas táticas deve ser Pressão Constante. Já o estilo ofensivo deve ser Armação Rápida. O Plano de Jogo, por sua vez, precisa ser Defensivo. Com essas combinações, seu time pressionará sempre na frente, porém, estará pronto para se defender caso sofra um contra-ataque.
Ao contrário do 3-5-2, que é mais frágil defensivamente, esse esquema lhe garante maior equilíbrio defensivo. É muito eficiente para quem quer atacar com intensidade e constância, mas não quer abrir muitos espaços na defesa.
Nas instruções de cada jogador, os meias e os meias ofensivos devem voltar para ajudar atrás. Confira as características da Pressão Constante:
Defesa:
- Estilo defensivo: pressão constante.
- Extensão: cinco barras
- Profundidade: oito barras.
Ataque:
- Estilo ofensivo: armação rápida.
- Extensão: seis barras.
- Jogadores na área: oito barras.
- Escanteios: três barras.
- Faltas: três barras.
Outras formações para jogar em Posse de Bola:
- 3-5-2
- 3-4-2-1
- 4-3-3 Falso 9
4-1-4-1 - Contra-ataque
Quem gosta de jogar esperando o adversário no seu próprio campo opta sempre pelo contra-ataque. O oponente terá sempre mais posse de bola, mas isso nem sempre se traduz em chances de gol. A sua tática, portanto, deve garantir que sua equipe esteja recuada, porém, pronta para sair ao ataque com rapidez e eficiência.
A formação 4-1-4-1 é uma das que mais se encaixa nesse tipo de tática. Afinal, você tem um volante e dois meias centrais para fechar o centro do meio campo. Os meias direita e esquerda, junto dos laterais, preenchem os lados do campo, garantindo solidez defensiva.
Quando você roubar a bola, todos os seus jogadores se lançarão ao ataque ao mesmo tempo. Para garantir eficiência, há um segredo. Coloque seu Plano de Jogo como Ultradefensivo. O Estilo Defensivo nas táticas deve ser Pressão Constante. O Ofensivo, por sua vez, precisa estar como Armação Rápida. Isso fará com o contra-ataque seja mais organizado.
Nas instruções de cada jogador, todos os jogadores de meio devem ser ordenados a ajudar na defesa. Confira as características do Contra-ataque:
Defesa:
- Estilo defensivo: pressão constante.
- Extensão: quatro barras.
- Profundidade: uma barra.
Ataque:
- Estilo ofensivo: armação rápida.
- Extensão: nove barras.
- Jogadores na área: seis barras.
- Escanteios: uma barra.
- Faltas: uma barra.
Outras formações para jogar em Contra-ataque:
- 5-4-1
- 4-3-2-1
- 4-3-3 Conservador
5-3-2 - Lançamentos
Quem gosta de jogar com as famosas bolas longas precisa de uma formação com um setor defensivo sólido. Os três zagueiros e os dois alas desse esquema garantirão sua segurança. Os alas ainda são boas opções para carregar a bola até o meio de campo e fazer lançamentos ao ataque.
Os três meias devem ser equilibrados, com bom fôlego e com ótimo passe. Os dois atacantes são os legítimos centroavantes: altos e fortes. Essa é uma formação que, com a tática certa, pode lhe render ótimos gols de cabeça em escanteios e em faltas. Além disso, permite deixar os homens de frente cara a cara com o goleiro adversário.
Tenha cuidado, no entanto, com os contra-ataques do oponente. As laterais ficam fragilizadas se perder a bola na frente. Isso deixará apenas os zagueiros como opção de defesa. Confira as características do Lançamento:
Defesa:
- Estilo defensivo: equilibrado.
- Extensão: sete barras.
- Profundidade: seis barras.
Ataque:
- Estilo ofensivo: lançamentos.
- Extensão: nove barras.
- Jogadores na área: oito barras.
- Escanteios: quatro barras.
- Faltas: quatro barras.
Outras formações para jogar com Lançamentos:
- 4-4-2
- 3-5-2
- 3-1-4-2
Agora que conhece as melhores táticas e formações do FIFA 19, conheça também: