Os dispositivos eletrônicos atuais exigem cada vez mais das memórias RAM, especialmente com o crescimento de aplicações que dependem da velocidade e eficiência da memória, como a inteligência artificial e jogos de última geração.
Com essa evolução, as capacidades dos padrões DDR5 e LPDDR5 já não são suficientes para essas necessidades, tornando a chegada do DDR6 e LPDDR6 essencial para a próxima geração de dispositivos.
E as novas memórias já estão no forno! A JEDEC, organização líder em padrões de hardware, revelou metas impressionantes para essas tecnologias que substituirão as recém-chegadas e atuais DDR5 e LPDDR5, utilizados em desktops, notebooks, smartphones e consoles.
Velocidades do padrão DDR6
As novas memórias DDR6 estão programadas para atingir velocidades de transferência de dados entre 8,8 Gbps e 17,6 Gbps, com possibilidade de extensão para até 21 Gbps. Isso representa um salto enorme de desempenho, dobrando a capacidade das atuais DDR5.
A escolha do padrão de sinalização para DDR6 ainda está em discussão, com as conversas preliminares indicando uma preferência pelo NRZ (Não Retorno a Zero). Embora menos eficiente em termos de bits por clock, o NRZ oferece vantagens em correção de erros e controle de ruído, essenciais para a estabilidade e confiabilidade das transferências de dados em altíssimas velocidades.
Consumo de energia
No quesito consumo de energia, a versão de baixo consumo LPDDR6 também promete avanços significativos e uma redução no gasto energético, oferecendo um desempenho bastante robusto para dispositivos móveis e portáteis. Espera-se que as novas memórias alcancem taxas de transferência de até 10,667 Gbps, podendo se estender para 14,4 Gbps em revisões futuras.
Com barramentos de até 24 bits, divididos em dois canais de 12 bits, a largura de banda inicial será de 32 GB/s.
Cronograma de lançamento
O rascunho das especificações do DDR6 está previsto para ser divulgado ainda em 2024, com a publicação oficial esperada para o segundo trimestre de 2025. Embora a JEDEC ainda não tenha divulgado um cronograma específico para o LPDDR6, a expectativa é bem alta para que ambos os padrões cheguem e balancem o mercado de memórias RAM no próximo ano.
FIQUE POR DENTRO!